Luciana Alves dos Santos

"As pessoas que praticam esporte encontram direção segura para seguir na vida. Um sentido nobre. Ganham em disciplina, em saúde física e psicológica. Saem à frente e enfrentam com maior aptidão os problemas da vida. Para mim, o atletismo proporciona inserção social, traz cidadania. As pessoas deveriam começar a praticá-lo logo cedo, quando crianças ou adolescentes.A prática esportiva é, também, o melhor antídoto contra a violência urbana e a escalada das drogas que assolam a nossa sociedade".

As palavras são de uma das maiores atletas brasileiras em provas de salto e velocidade, Luciana Alves dos Santos, nascida em Ilhéus e que começou a praticar o esporte-base aos 15 anos de idade, na Escola Santa Olímpia, em São Bernardo do Campo.

Com esta observação, já desponta a professora de Educação Física. Seu maior objetivo, quando abandonar a carreira, é o de passar toda a sua experiênciade vida aos jovens.

Nos momentos de folga, entre treinos e com- petições, ela, aliás, já faz isso. É monitora da escolinha de atletismo de São Bernardo do Campo, mantida através de convénio entre o Governo do Estado de São Pauto e o Instituto Memorial do Salto Triplo, com a ajuda da prefeitura local.
Como professora, Luciana tem a mesma dedicação que a levou aos mais altos lugares de pódios nacionais e internacionais.

"Quando vejo o desempenho dessa criançada, carente em sua esmagadora maioria, eu vejo esperança. Muitas têm no atletismo a oportunidade de concretização de sonhos e, também, de melhoria de condição de vida. Penso em mim mesma, quando comecei. A trajetória é difícil, mas muito compensadora", pondera a atleta.

Aos 38 anos de idade, Luciana, "a nossa baianinha arretada", estava representando as cores do Brasil no Campeonato Ibero- Americano. Não pensa em parar. A seriedade com a qual sempre encarou o atletismo, a rejuvenesce, apondo, ao seu lado, a autoridade da experiência por ela obtida em centenas de competições.

Foi assim que em 2007, no Trofeu Brasil, surpreendeu ao vencer a prova dos 100 metros rasos e se qualificar, aos 37 anos, para o revezamento 4 x 100 metros dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.

O currículo da baianinha de Ilhéus é dos mais significativos. E certamente incentivará sempre seus atuais e futuros alunos. Após diversas contusões, Luciana, a partir de 2003, decidiu se dedicar mais a provas de velocidade.

Os sucessivos êxitos que vem obtendo como velocista, Luciana deve ao fato de ser uma atleta que treinou a vida inteira para saltar. Sua saída é forte. E o poder de resistência que ganhou em treinamentos específicos para saltar, certamente lhe permite suportar a manutenção da velocidade até a linha de chegada.

A longevidade de Luciana no atletismo é explicada, por especialistas, pela virtude ímpar que sempre a acompanhou: o alto grau de concentração que mantém, antes e durante toda e qualquer competição.

  
Curiosidades sobre a atleta

Além de praticar atletismo, Luciana Alves dos Santos é adepta de um esporte radical considerado, como a Fórmula i do gelo: o bobsled.

A modalidade ficou famosa após o filme "Jamaica Abaixo de Zero", grande sucesso de bilheterias pelo mundo.

Com quatro atletas, o trenó, feito com fibra de carbono-kevlar e chassi de aço, desce uma rampa de 1.500 metros de extensão, entremeada por 19 curvas, a uma velocidade entre 130 a 140quilómetros por hora.

Luciana chegou a ganhar uma etapa da Copa América.

É ou não é arretada essa baianinha sem medo?

  
Principais Conquistas
Somente em participações no salto triplo, Luciana tem os seguintes resultados:
  • Hexacampeã paulista: de 1996 a 2001;
     
  • Bicampeã brasileira: em 1999 e 2000;
     
  • Campeã sul-americana nos Jogos de Bogotá: em 1999;
     
  • Medalha de prata no Ibero-Americano dos anos 2000 e 2002;
     
  • Medalha de prata do Trofeu Brasil: do ano de 2002;
     
  • Participação na Olimpíada de Sydney: no triplo e no salto em distância no ano 2000.
  
Dados Pessoais
Atleta: Luciana Alves dos Santos
Data de nascimento: 10/02/1970
Naturalidade: Ilhéus/Bahia
Curso: Licenciatura Plena em Educação Física
Estabelecimento: Faculdade de Educação Física de Santo André. Concluído: 1996
Técnico: Otaviano Caetano da Silva
  
 
 
Endereço
Rua Tutóia, 324 - Cj 1 
Paraíso - São Paulo 
04007-001 - SP 
(0XX11)2305 6094