Centro de Excelência Esportiva

Em 1984 foi criado o Projeto Futuro uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo por meio da antiga Secretaria de Esportes e Turismo. Esse projeto tinha como objetivo proporcionar condições aos atletas de talento do Estado de São Paulo para então formá-los para participarem das seleções paulista e brasileira das modalidades atletismo, natação e judô.

O programa técnico era desenvolvido pelas federações das modalidades mencionadas a cima, além da contratação dos profissionais envolvidos no programa. A parte operacional era de competência da Secretaria de Esporte e Turismo. Foram incluídos nesse programa até junho de 2008, 150 atletas na faixa etária de 15 a 22 anos.

Escopo

A partir de 1° de julho de 2008 o Instituto Memorial do Salto Triplo, em parceria com a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo, passou a gerenciar o projeto: Centro de Excelência Esportiva com as modalidades Atletismo, Judô e Nado Sincronizado. Coube então ao Instituto gerenciar o projeto como um todo, isto é, para coordenar as três modalidades responsabilizando-se pelo atendimento em geral além de implantação de uma nova filosofia de trabalho.
Os objetivos almejados, para esse primeiro momento, foram tanto a massificação das modalidades para descoberta de novos talentos, bem como atividades de alto rendimento para encaminhamento desses atletas às seleções paulista e brasileira.
Diante dessa proposta foram criados e implantados três novos núcleos: Presidente Prudente, Piracicaba e Bastos com vagas para regime integral e parcial passando de 150 vagas para 450.
Os atletas em regime integral são acompanhados tanto no rendimento escolar quanto no rendimento esportivo e comportamental. Os atletas que não obtém bons rendimentos na escola e resultados em competições oficias eram retirados do programa.
Há muito se reconhece que o processo de formação de um atleta necessita de cerca de dez anos para se completar. Isso é particularmente verdadeiro no atletismo onde o desenvolvimento de níveis máximos das capacidades físicas é necessário e depende de meticulosa progressão das cargas de treinamento e para um bom programa de alto rendimento deve se preocupar com todas as fase.
O Projeto: Centro de Excelência Esportiva procura dar suporte a seleção e desenvolvimento inicial de talentos esportivos do Estado de São Paulo.

Período das Atividades

Durante 12 meses, de 1 de julho de 2008 a 30 de junho de 2009, o Instituto realizou com grande competência a gestão dos recursos recebidos do Governo do Estado de São Paulo.

Locais


Com o objetivo principal de descentralizar o esporte no Estado, foram criados novos núcleos nas cidades de Presidente Prudente, Piracicaba e Bastos, além da já existente em São Paulo.



Distribuição de Vagas

  
As vagas disponibilizadas nos núcleos do interior seguiram um padrão, 15 atletas em regime integral e outros 35 em regime parcial.

Distribuição de Vagas

Núcleos

Modalidade

Integral

Parcial

São Paulo

Atletismo

50

50

Judô

50

50

Aquáticos

50

50

Presidente Prudente

Atletismo

15

35

Piracicaba

Atletismo

15

35

Bastos

Judô

15

35

Total

195

265



Aplicações de Recursos


                        

Descrição

% de investimento

1

Contratar Técnicos especializados

15%

2

Alimentação

20%

3

Uniformes

22%

4

Transportes

10%

5

Dartfish

9%

6

Hospedagem

8%

7

Acompanhamento Médico

6%

8

Palestras

2%

 9

 Assessoria de Comunição

 2%

10

Medicamentos

1%

11

Auditoria Externa

2%

12

Digitação

2%

13

Assessoria Contábil

1%

 






































Resultados


Item

Descrição

Resultado

Contratar Técnicos

Atuar com índices em competições nacionais

Atendido Totalmente

Alimentação

Orientação Nutricional Especifica adequada necessária ao condicionamento físico do atleta – melhor desempenho nas competições

Atendido Totalmente

 Uniformes

Confecção de uniformes para identificação dos atletas  nas competições e treinamento. Dar condição de treinamento com sapatilhas 

Atendido Totalmente  

Dartfish

Durante os treinamentos e competições foram registradas imagens dos atletas, para posterior análise

Atendido Totalmente

Hospedagem

Hospedagem em hotéis em condições adequadas

Atendido Totalmente

Acompanhamento Médico

Acompanhamento de fisioterapeutas, psicólogos. Avaliações médicas.

Atendido Totalmente

 Palestras

 Palestras sobre assuntos de saúde, esportes, comportamento.

 Atendido Totalmente

Assessoria de Comunicação

Mídia espontânea em 35 veículos  semanais na Web, televisão, 6.000 emails enviados

Atendido Parcialmente

Medicamentos

Medicamentos apropriados para fisioterapia e aprovados anti-dopping

Atendido Totalmente

Auditoria Externa

Contas auditadas por empresa externa

Atendido Totalmente

Digitação

Todo material digitado e arquivado

Atendido Totalmente

Assessoria Contábil

Balanço das contas mensalmente e apresentação total ao término do projeto

Atendido Totalmente


 

Destaques

 Os Resultados obtidos em competições pelos atletas do Centro de Excelência no período do Convênio (1° de julho de 2008 a 30 de junho de 2009) foram plenamente satisfatórios de acordo com o coordenador técnico Sr. Nélio Moura.
No atletismo tivemos quatro atletas com índices para o Campeonato Pan-Americano Juvenil, e dois para o Mundial de Menores . No Troféu Brasil de Atletismo, o resultado foi bom, com um vice e um quarto lugar.
No núcleo de Prudente tivemos grandes destaques, Jean Carlos Dolbeth Machado, Julio Cesar Ferreira da Silva e Rafael dos Santos Pereira. Em Piracicaba, Talita Gomes de Sá e João Ricardo Pereira, somados foram obtidas 3 medalhas no Campeonato Brasileiro sub-23.
No judô, no núcleo de Bastos os atletas, Vagner Félix Soares e Tainá Nery também foram destaques, conquistando medalhas de ouro durante a copa São Paulo 2009.
Em São Paulo destaque para os atletas Felipe Eidjii Kitadai, Luis Edurado Lopes de Carmo, Marcos Antonio de Lima Junior e Stafanni Marques Lupetti que participaram do Mundial Junior de Judô.
Na modalidade do Nado Sincronizado destaque para as medalhistas no brasileiro e campeãs paulista, Nicole Cristine Baumgarten, Giulia Mariana Fioretti e Greice Isabel Perry.




  
 
 
Endereço
Rua Tutóia, 324 - Cj 1 
Paraíso - São Paulo 
04007-001 - SP 
(0XX11)2305 6094